A importância da auditoria independente para as pequenas e médias empresas

terça-feira, 07 de agosto de 2018
Compartilhar:




Os serviços de auditoria independente podem contribuir muito para os negócios das pequenas e médias empresas. Por isso, o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil procura capacitar seus associados para realizarem esse tipo de serviç

Os serviços de auditoria independente podem contribuir muito para os negócios das pequenas e médias empresas. Por isso, o Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil procura capacitar seus associados para realizarem esse tipo de serviço. “Muitos empresários, principalmente os donos de pequenas e médias empresas, acreditam que auditoria seja exclusiva dos grandes grupos de capital aberto, que precisam prestar contas aos seus acionistas”, explica Francisco Sant’Anna, presidente do Ibracon. “Só que eles não consideram que auditar também é uma forma de aperfeiçoar seu negócio, corrigir falhas e encontrar alternativas de expansão”.

A contratação de uma auditoria independente pode, por exemplo, ajudar o empresário a entender e identificar quais são os principais fatores de risco do negócio do ponto de vista operacional e de controles internos, contábil e financeiro; pode contribuir para identificar falhas ou inconsistências contábeis; facilitar o acesso às instituições financeiras; e contribuir para o crescimento da empresa dentro de um ambiente extremamente competitivo.

“Para se ter uma ideia da contribuição, o auditor – que precisa estar sempre atualizado – pode identificar que o empresário não enviou um comunicado ao Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho, informando que faz parte do programa. Se ele não fizer isso, tudo o que ele investir em refeitório ou vale alimentação entra como salário e gera uma base de cálculo para o INSS”, exemplifica Monica Foerster, diretora de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes (FAPMP) do Ibracon.

Além disso, o segmento de auditoria independente é muito amplo. Levantamento realizado pela entidade mostrou que a maioria das firmas é de pequeno porte, com até 15 funcionários, e muitas vezes têm diferentes focos de “expertise” técnica. Isso possibilita às empresas que pesquisem e identifiquem a firma que melhor possa atender às suas necessidades específicas antes de contratar o serviço.

Link: http://www.contabilidadenatv.com.br/2018/08/a-importancia-da-auditoria-independente-para-as-pequenas-e-medias-empresas/

Fonte:

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.






Logo
Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro
Rua Buenos Aires, 283 - 2ºandar
Cep: 20061-003 Centro - Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2224-2281
E-mail: sindicont-rio@sindicont-rio.org.br
Filiado a:




Gestão 2018 - 2022 | SINDICONT-Rio. Todos os Direitos Reservados Grupo Octagon