Esperar um dia estressante diminui a sua capacidade cognitiva

sexta-feira, 06 de julho de 2018
Compartilhar:



06/07/2018
Esperar um dia estressante diminui a sua capacidade cognitiva

Acordar imaginando que vai se estressar ao longo do dia prejudica a sua saúde e cognição, mesmo que tudo ocorra bem

Sabe quando você acorda e automaticamente lembra daquela reunião chata e do problemão que vai precisar resolver mais tarde? A ciência recomenda que você evite se concentrar nessas questões, ligue uma música para relaxar, tome um café quentinho e se distraia até chegar a hora de realmente entrar no trabalho. Caso o contrário, você estará prejudicando a sua saúde e até a sua capacidade cognitiva.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia acompanharam a rotina matinal de 240 adultos. E descobriram que as pessoas que acordavam pensando no estresse (ou naquilo que vão enfrentar ao longo do dia) ficavam com a sua “memória de trabalho” consideravelmente prejudicada.

Essa função cognitiva é responsável por reter informações, mesmo quando estamos distraídos. Ela funcionava muito pior para quem já começava o dia na expectativa de ter problemas.

Para chegar à essa conclusão, a equipe recrutou um grupo de voluntários com perfis étnicos e socioeconômicos diversos. Por semanas, eles tiveram que responder perguntas através de um aplicativo de smartphone.

Os participantes se comprometeram a responder diariamente. Toda manhã diziam se esperavam um dia estressante. Cinco vezes ao longo do dia atualizavam o app sobre seus níveis de estresse. Por fim, uma vez, à noite, ele diziam como encararam o dia. Além do questionário, os participantes também completavam uma tarefa que media sua memória de trabalho, em cinco pontos diferentes do dia.

Depois de analisar os resultados, os cientistas perceberam que os danos ocorriam só pelo fato de antecipar o estresse – ou seja, a memória era prejudicada mesmo que nada dramático ocorresse até o final do dia. Isso indica que o processo de estresse que conhecemos começa muito antes dos eventos estressantes acontecerem.

O próximo passo para os pesquisadores é aprofundar as conclusões. Eles pretendem criar sensores vestíveis para coletar dados ainda mais detalhados sobre o efeito do estresse nos participantes.

Até lá, vale buscar uma playlist relaxante no Spotify e aproveitar o seu pão na chapa – sem antecipar a hora de se preocupar de verdade com as coisas.

Link: https://super.abril.com.br/saude/esperar-um-dia-estressante-diminui-a-sua-capacidade-cognitiva/

Fonte: Super Interessante

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.






Logo
Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro
Rua Buenos Aires, 283 - 2ºandar
Cep: 20061-003 Centro - Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2224-2281
E-mail: sindicont-rio@sindicont-rio.org.br
Filiado a:




Gestão 2018 - 2022 | SINDICONT-Rio. Todos os Direitos Reservados Grupo Octagon