Os desafios da gestão financeira de Micro e Pequenas Empresas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017
Compartilhar:



16/11/2017
Os desafios da gestão financeira de Micro e Pequenas Empresas

Apesar de todos os desafios, a vida de um pequeno empreendedor é também recheada de bons momentos

Por Daniel Orlean

Sem dúvidas você já ouviu a frase, dita muitas vezes de forma irônica, que “Empreender no Brasil não é para principiantes”. Apesar disso, somos um dos campeões mundiais de empreendedorismo de necessidade. Diferentemente do caso do empresário que enxerga uma oportunidade e investe em uma solução, o de necessidade começa um negócio próprio por sobrevivência econômica – muitas vezes de forma emergencial e sem o preparo necessário para o sucesso.

No entanto, mesmo que em escalas diferentes, ambos os donos de micro e pequenas empresas enfrentam desafios recorrentes no seu dia a dia. De portes, regiões e setores diversos, os proprietários desses empreendimentos lutam para crescer e sobreviver e apresentam, individualmente, desafios específicos de seus estabelecimentos que, em algumas situações, podem ser barreiras comuns a outros empreendedores.

Um deles é a dificuldade de acesso ao crédito. A grande maioria dos negócios brasileiros de pequeno porte inicia sua trajetória com pouca visibilidade sobre o capital necessário para operar, seja por excesso de otimismo nas receitas, minimização das despesas ou por mero desconhecimento da necessidade de capital de giro para oxigenar seu caixa. Por isso, tem muitas vezes que recorrer a empréstimos para manter sua empresa funcionando. Ter acesso a produtos de crédito e a recursos financeiros é bastante complexo, pois em algumas situações as instituições do setor exigem garantias, cobram altas taxas ou exigem documentos que os pequenos têm dificuldade de acessar.

Outro problema é a falta de preparo gerencial. Muitas pessoas decidem abrir seu negócio porque são bons em algo, enxergam oportunidades no mercado ou precisam de uma alternativa em um mercado com poucas ofertas de emprego. Raramente iniciam sua carreira empreendedora por serem bons administradores, por exemplo, e essa carência de preparo pode cobrar seu preço. Por isso, alguns caminhos são válidos: desenvolva-se usando o vasto repertório disponível online e conte com os serviços de apoio a quem está iniciando um negócio e, se possível, encontre um sócio que complemente você nessas competências.

A burocracia e os altos custos na operação são outros pontos complicados para as MPMEs. O Brasil é um emaranhado de leis, normas e regulamentos setoriais, sejam impostos federais, estaduais e municipais, e quem deseja iniciar seu negócio encontra muita dificuldade de gestão financeira para ficar sempre em conformidade com eles. Contratar um bom contador faz diferença, bem como utilizar ferramentas que auxiliam a gestão.

Apesar de todos os desafios, a vida de um pequeno empreendedor é também recheada de bons momentos. Atender clientes, fechar contratos, ver seu empreendimento crescer e sentir a realização de fazer algo útil não tem segredo. Por fim, deixo uma dica muito importante para quem está pensando em abrir um negócio: prepare-se, estude o segmento, implante processos, sistemas e desenvolva uma boa equipe; atenda e entenda bem o seu público. E se precisar de crédito, conte conosco!

Link: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/os-desafios-da-gestao-financeira-de-micro-e-pequenas-empresas/122152/

Fonte: Administradores

As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma.



Comentários





Logo
Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro
Rua Buenos Aires, 283 - 2ºandar
Cep: 20061-003 Centro - Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2224-2281
E-mail: sindicont-rio@sindicont-rio.org.br
Filiado a:




Gestão 2014 - 2018 | SINDICONT-Rio. Todos os Direitos Reservados Grupo Octagon